De 3 a 6 de abril de 2023, ao menos 40 funcionários foram demitidos do Departamento de Jornalismo do Grupo Globo. Os cortes foram realizados em g1, GloboNews, TV Globo e afiliadas. A emissora da família Marinho está preparando mais 500 demissões de funcionários, que devem começar já nos próximos dias. A informação é da coluna de Fábia Oliveira, do portal Metrópoles.
De acordo com a colunista, os cortes devem atingir todos os setores. A TV Globo apresenta uma explicação para as demissões: está em processo de contenção de despesas para manter a empresa "firme" no mercado. No entanto, ainda conforme fontes da emissora carioca disseram à colunista, que a Globo tem passado por dificuldades financeiras.
A ideia da TV Globo, ainda conforme a coluna de Fábia Oliveira, é fazer as demissões de forma escalonada e sem alardes. No entanto, com os últimos cortes no departamento de jornalismo, que repercutiram muito mal, a emissora cogita minimizar a questão e realizar as demissões com calma.
Nesta quinta-feira (13/04), a jornalista Giovana Teles foi demitida da Rede Globo. Ela trabalhava na emissora desde 1994. Ela havia voltado de férias na última segunda-feira (10/04).
Os desligamentos realizados pela TV Globo foram realizados nas áreas de reportagem, produção, cinegrafia, edição, apuração, fotografia, direção e apresentação.
Gazeta Brasil