Em entrevista ao portal Metrópoles divulgada nesta quinta-feira (11), o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, disse que o advogado de Lula, Cristiano Zanin, é "qualificado" para assumir um cargo na Corte e fez uma advocacia "quase heroica".
Na ocasião, Gilmar se referiu à época em que Cristiano Zanin atuou como advogado de Lula nas ações sobre a Lava Jato. Em abril de 2021, o STF derrubou as condenações do petista.
O ministro do STF confirmou que tem ouvido possibilidade de Zanin ser indicado à vaga aberta no STF com a aposentadoria de Ricardo Lewandowski.
Gilmar também citou os ministros Luis Felipe Salomão, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), e Bruno Dantas, do Tribunal de Contas da União (TCU), como cotados.
"Se o governo optar pelo advogado Zanin, eu o considero qualificado. Convivi com ele durante esse período todo de advocacia quase heroica, porque praticamente não era ouvido nos tribunais Embaixo, com certeza não. O TRF-4 era praticamente um confirmador das decisões do [ex-juiz Sergio] Moro, em Curitiba", afirmou o magistrado.