Na tarde desta quinta-feira (1º), o presidente Lula (PT) anunciou que indicará o seu advogado pessoal Cristiano Zanin para ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). A indicação deve ser oficializada ainda nesta quinta-feira (1º) por meio do Diário Oficial da União (DOU).
Zanin tem 47 anos e atuou na defesa de Lula durante os processos da Lava Jato. Ele foi indicado para ocupar a vaga deixada pelo ex-ministro Ricardo Lewandowski, que se aposentou em abril.
"Eu acho que todo mundo esperava que eu fosse indicar o Zanin, não só pelo papel que ele teve na minha defesa, mas simplesmente porque eu acho que o Zanin se transformará num grande ministro da Suprema Corte desse país", disse Lula em resposta à TV Globo.
"Eu conheço as qualidades como advogado, como chefe de família e conheço a formação do Zanin. Ele será um excepcional ministro da Suprema Corte, se aprovado pelo Senado. E eu acredito que será. E acho que o Brasil vai se orgulhar de ter o Brasil como ministro da Suprema Corte", disse Lula.