A União Cruzmaltina, escola de samba do Rio de Janeiro da Série Prata ligada a torcedores do Vasco da Gama, vai enaltecer o ex-governador Sérgio Cabral, condenado a 425 anos de prisão, no próximo desfile de 2024.
A agremiação sairá na Intendente Magalhães, no Campinho, local das divisões de acesso à Marquês de Sapucaí.
Na quarta (19/07), a escola de samba postou em suas redes sociais um teaser do enredo, elencando "feitos" de Cabral: como o metrô até a Barra da Tijuca, as UPPs e o Teleférico do Alemão.
Presidente da escola, Rodrigo Brandão disse que o desfile vai contar a história de Cabral "desde a infância, passando pelo jornalismo e adentrando em sua vida pública".
"A escolha do enredo foi a partir de um novo olhar da escola, que é trabalhar com temas atuais. A construção do enredo sobre o [ex-]governador para 2024 nasce nesse novo modelo", explicou.
"Procuramos o [ex-]governador e tivemos uma reunião por mais de 4 horas. Expliquei o projeto, e ele entendeu que não é para denegrir a sua imagem", disse Brandão.
Cabral já foi condenado em 23 ações penais na Justiça Federal por diversos crimes, com penas que chegam a 425 anos e 20 dias de prisão, mas não houve sentença final em nenhum dos casos, ainda há recursos possíveis nos processos.
Com o julgamento em 2ª instância de mais dois processos, as penas do ex-governador atualmente chegam a 415 anos e 11 dias de prisão.
Gazeta Brasil