POLÍTICA

Lula propõe prisão por até 40 anos para quem "atentar" contra vida de ministros do STF ou presidente

Proposta também prevê aumento de penas quem organizar, liderar ou financeira "movimentos antidemocráticos"

Por sou curitiba

21/07/2023 às 20:10:22 - Atualizado há
Foto: Antonio Augusto/TSE/Divulgação

Nesta sexta-feira (21/07), o Governo Lula (PT) lançou um pacote de projetos de leis enviado ao Congresso que inclui o endurecimento de penas a quem "atentar" contra o Estado Democrático de Direito. Ele é batizado de "Pacote da Democracia".

Um dos PLs quer aumentar a pena para quem cometer crimes contra o Estado Democrático de Direito. A pena seria aumentada para 12 anos e transformaria a pena de prisão em regime fechado para quem organizar ou liderar "movimentos antidemocráticos".

O PL também vai aumentar, se aprovado, de 8 para 20 anos a pena de prisão para quem financiar "movimentos antidemocráticos".

A proposta também aumenta de 6 para 12 anos a punição para quem atentar contra a integridade física e a liberdade do presidente da República, do vice-presidente, do presidente do Senado, do presidente da Câmara, dos ministros do STF e do Procurador-Geral da República (PGR).

O projeto aumenta a pena de 20 para 40 anos de prisão para quem atentar contra a vida dessas autoridades, se for caracterizado que havia finalidade de alterar a "ordem constitucional democrática".



entreparagrafos




Fonte: Gazeta Brasil
Comunicar erro
Sou Curitiba

© 2025 - Sou Curitiba - O portal de notícias que mostra o outro lado da política. Informação na palma da mão!
Todos os direitos reservados - Proibida a cópia integral ou parcial do conteúdo sem autorização.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Sou Curitiba