Neste domingo (23/07), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez um discurso durante a cerimônia de posse da nova diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC Paulista, em São Bernardo do Campo, São Paulo. Durante seu pronunciamento, Lula mencionou os apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro, a quem se referiu como "malucos que estão na rua".
No evento, Lula também abordou a situação envolvendo o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, e condenou os ataques sofridos por Moraes e seus familiares. O presidente ressaltou a necessidade de respeitar as instituições e promover um ambiente de civilidade no país.
"Vocês têm que estar preparados, porque nós derrotamos o Bolsonaro, mas não derrotamos o bolsonarismo ainda. Os malucos estão na rua. Tem pessoas xingando pessoas, e nós queremos fazer com que este país volte a ser civilizado. As pessoas não têm que se gostar, têm apenas que se respeitar", esbravejou o petista.
Neste domingo (23/07), o sindicato que é o berço da trajetória política de Lula completa 64 anos. Petista subiu ao palco acompanhado pela primeira-dama, Rosângela da Silva, a Janja.
Também estiveram presentes no evento os ministros Márcio França (Portos e Aeroportos), Márcio Macêdo (Secretaria-Geral), Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar) e Silvio Almeida (Direitos Humanos), bem como a presidente nacional do PT, a deputada Gleisi Hoffmann (PT-PR), e o secretário executivo do Ministério do Trabalho, Chico Macena.