A Advocacia-Geral da União (AGU) pediu a remoção imediata de um post feito pelo secretário de Segurança Pública de São Paulo, Guilherme Derrite, que associava a apreensão de tijolos de maconha com a foto do presidente Lula e a frase "faz o L".
O pedido foi acatado pelo secretário.
A AGU também disse que vai encaminhar uma notificação extrajudicial à Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP), classificando que suas postagens nas redes sociais "associam, por meio de fotos, a apreensão de maconha em município paulista ao presidente da República".
A SSP-SP informou que ainda não foi acionada extrajudicialmente pela AGU.
O post de Derrite dizia que "um casal foi preso em Euclides da Cunha Paulista trazendo grande quantidade de maconha de Ponta Porã (MS) a São Paulo. Policiais militares perceberam a atitude suspeita, deram ordem de parada e o casal tentou fugir, até atolar em uma estrada de terra e ser preso".
Sem mencionar Lula, o secretário de Segurança Pública encerrava o texto dando parabéns aos policiais: "Continuamos nosso trabalho para demonstrar que em São Paulo o crime não compensa".
Gazeta Brasil