A TV Globo fez uma mudança em sua grade na quarta-feira (10/01) e exibiu no horário nobre um documentário produzido pela GloboNews com entrevistas de Alexandre de Moraes e o presidente Lula (PT).
De autoria dos jornalistas Julia Duailibi e Rafael Norton, "8/1 - A Democracia Resiste", derrubou a audiência do horário em 58%, de acordo com números apurados na Grande São Paulo e revelados por fontes do mercado.
A produção sobre os atos de 8 de janeiro amargou 11,4 pontos de média e foi assistido por 27,2% dos domicílios paulistas. Contudo, "8/1 - A Democracia Resiste" permaneceu em primeiro lugar de audiência entre as plataformas de vídeo.
Apenas as plataformas de streaming se aproximaram da pontuação na faixa horária, com 10,1 pontos.
APENAS 18,8% DOS BRASILEIROS ACREDITAM EM TENTATIVA DE GOLPE
Pesquisa AtlasIntel revelou que menos de 20% dos entrevistados acreditam que os atos de 8 de janeiro foram, de fato, uma tentativa de golpe de Estado. Os dados evidenciam o descrédito do discurso reproduzido pelo Judiciário, junto ao governo Lula e seus aliados, patrocinado pela grande mídia, diante da interpretação da sociedade brasileira.
A narrativa sustentada pelo Judiciário vai além de palavras, pois o Supremo Tribunal Federal (STF) já condenou 30 pessoas pelos crimes de tentativa de abolição do Estado Democrático de Direito e de golpe de Estado.
O levantamento foi realizado por meio de questionários virtuais, quando foram computadas as opiniões de 1,2 mil pessoas selecionadas aleatoriamente entre os dias 7 e 8 de janeiro. A margem de erro é de três pontos percentuais e o intervalo de confiança é de 95%.
O estudo questionou os participantes sobre "qual foi a principal razão dos manifestantes que ocuparam o Congresso Nacional, o Palácio do Planalto e o STF". A duas opções mais assinaladas foram fanatismo político/polarização (34%) e fraude eleitoral (21%). Somente 18,8% acreditam em tentativa de golpe, e 2,4% atribuem os atos a patriotismo.