O Partido Novo confirmou nesta sexta-feira (19/01) a pré-candidatura do ex-procurador da Lava Jato e ex-deputado federal Deltan Dallagnol à Prefeitura de Curitiba.
A confirmação se deu por meio de um comunicado enviado pelo partido ao Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe) para que o nome de Deltan seja incluído em futuras pesquisas de opinião.
Deltan se filiou ao Novo em setembro do ano passado com o objetivo de reforçar a sigla para as eleições de 2024.
O mandato de Deltan na Câmara dos Deputados foi cassado por decisão unânime do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em maio do ano passado.
O relator do processo e corregedor-geral eleitoral, ministro Benedito Gonçalves, acatou os recursos apresentados pela federação formada pelos partidos PT, PCdoB e PV para que o registro da candidatura de Dallagnol fosse indeferido.
Os partidos alegam que Dallagnol teria pedido exoneração do Ministério Público durante pendência de Processo Administrativo Disciplinar (PAD), o que, de acordo com a Lei da Ficha Limpa, tornaria o ex-procurador da Lava Jato inelegível.
Acontece que o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) reconheceu que ele não tinha nenhum PAD pendente no momento da exoneração e deferiu a candidatura.