Ex-presidente do Banco Central citou recessão no governo Dilma
Ex-ministro da Fazenda e ex-presidente do Banco Central, Henrique Meirelles tem atuado informalmente para atrair empresários e membros do setor privado e do mercado para a campanha de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), disse que caso o petista vença as eleições no dia 30 de outubro, haverá incertezas entorno da economia do Brasil. A informação foi inicialmente publicada no site Poder 360.
"Lula é favorito, mas ainda acho que Bolsonaro pode vencer", disse o ex-ministro da Fazenda.
Meirelles também disse que o presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL) tem chances de sair vitorioso nas eleições deste ano.
Segundo o ex-presidente do BC, o primeiro governo de Lula foi muito responsável do ponto de vista fiscal. Enquanto o segundo, menos e mais aberto a demandas políticas. Já o terceiro governo do PT, com Dilma Rousseff, acabou numa recessão, disse Meirelles para um grupo de pessoas que paga para receber informações da consultoria Eurasia. Aí o ex-ministro acrescentou: "A questão é saber qual dos três modelos ele vai adotar se vencer".
"Eu acho que depende. Se você considera o atual programa de governo de Lula [apresentado apenas de maneira epidérmica na campanha], isso será uma má notícia. O plano foi preparado levando em conta uma visão similar à do 3º governo do PT, a administração de Dilma Rousseff, especialmente porque quem desenvolveu esse programa foi um grupo de economistas que acreditam fortemente no papel do Estado e de empresas estatais com indutores do desenvolvimento", disse Meirelles. Em seguida, concluiu: "E essa visão é a que está prevalecendo neste momento", disse Meirelles.