PARAN√Ā

Governo do Paraná pede prisão de líder sindical por descumprimento de ordem judicial

Por sou curitiba

06/06/2024 às 10:34:06 - Atualizado h√°
Foto: Valdir Amaral/Alep

Na quarta-feira (05/06), o Governo do Paran√° solicitou a prisão da presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação P√ļblica do Paran√° (APP-Sindicato), Walkiria Oleg√°rio Mazeto. A medida é justificada pelo descumprimento da decisão judicial que determinou o fim da greve dos professores da rede estadual, iniciada na √ļltima segunda-feira (03/06), em protesto contra o projeto de lei que visa terceirizar a administração de colégios p√ļblicos do estado.

O documento, assinado pela procuradora do estado Mariana Carvalho Waihrich, foi enviado ao desembargador Marcelo Wallbach Silva, do Tribunal de Justiça do Paran√° (TJ-PR). Além da prisão de Walkiria, a petição inclui pedidos de multa di√°ria de R$ 10 mil contra ela e de R$ 100 mil contra o sindicato.

A Procuradoria Geral do Estado (PGE) destacou que, em uma liminar proferida no dia 1¬ļ de junho, a desembargadora Dilmari Helena Kessler havia determinado a suspensão da greve, prevista para iniciar no dia 3. Contudo, a ordem judicial foi desobedecida.

Na petição, a PGE solicita "a imediata prisão da sra. Walkiria Oleg√°rio Mazeto, atual presidente da APP-Sindicato, pelo crime de desobedi√™ncia, previsto no art. 330 do Código Penal".

O documento acusa Walkiria de manter "todos os atos paredistas, incitando cidadãos verbalmente e através das redes sociais à adesão à greve, e, ainda, com isto, gerando danos ao patrimônio p√ļblico que serão objeto de pedido de ressarcimento oportunamente".

Em resposta, a APP-Sindicato afirmou ter recorrido da decisão judicial e declarou estar "tomando todas as medidas pol√≠ticas e jur√≠dicas necess√°rias para o cancelamento imediato desta proposição que não possui qualquer fundamento legal". O sindicato ressaltou ainda que "todos os procedimentos adotados pela APP-Sindicato t√™m zelado pelo cumprimento das normas, para assegurar a legalidade da greve".


entreparagrafos



Comunicar erro
Sou Curitiba

© 2024 - Sou Curitiba - O portal de notícias que mostra o outro lado da política. Informação na palma da mão!
Todos os direitos reservados - Proibida a cópia integral ou parcial do conteúdo sem autorização.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Sou Curitiba