O comentarista político Octavio Guedes fez uma análise sobre o comportamento de Janja da Silva, após ela xingar publicamente o empresário bilionário Elon Musk durante palestra no G20 Social.
Em sua análise feita no GloboNews Mais, na segunda-feira (18/11), Guedes afirmou que o ato da esposa do presidente petista Luiz Inácio Lula da Silva indica que ela está "deslumbrada" pelo poder.
"Eu vejo como ato de deslumbramento. O poder deslumbra as pessoas. Você viu a quantidade de puxa-saco que estava rindo? Não tinha graça nenhuma. Tocou uma buzina de navio, aí todo mundo "hahaha". Aí aplaudeÂ… Então, o poder, ele é feito para deslumbrar as pessoas. Então, você vai naquela de "posso falar qualquer coisa". Eu vejo um ato de deslumbramento nisso, salientou.
Para Guedes, a postura de Janja seria aceitável caso ela fosse uma militante em uma ocasião informal, não uma figura representativa do governo em um evento diplomático.
"Uma postura de militante que não é adequado para uma primeira-dama. Se ela estivesse em uma roda de samba, com a camisa do PT, fosse uma militante do partido, cerrando os punhos e xingando Elon Musk, ok. Mas ela é primeira-dama, e a primeira-dama carrega, em grande parte, a imagem do governo e a imagem do Estado. Ainda mais em um evento em que esse Estado está recepcionando líderes mundiais", adicionou.
O analista finalizou defendendo que Janja não "precisa ser recatada", mas "não pode ser desbocada".