O presidente petista Luiz Inácio Lula da Silva, disse nesta terça-feira (08/04), que, "apesar da taxa de juros e apesar do Trump, neste país está acontecendo um milagre". Para o petista, o "milagre" a que se refere não se deve à macroeconomia, e, sim, à microeconomia.
"Apesar da taxa de juros, apesar do Trump, pode ficar certo que neste país está acontecendo um milagre. Não é o milagre da macroeconomia, é o milagre da microeconomia. Porque embora eu não tenha um curso de economista da Unicamp, nem da USP, nem da Fundação Getúlio Vargas, nem da Universidade Federal do Rio de Janeiro, eu tenho a consciência de que o dinheiro tem que circular na mão de todos", disse Lula.
Lula disse que o dinheiro "não pode ficar concentrado na mão de meia dúzia, vivendo de especulação, recebendo dividendos e aplicando". "Não. Esse dinheiro precisa circular. É por isso que nós temos hoje a maior e mais importante politica de microcrédito desse país. Eu quero dinheiro circulando na mão do povo de baixo, do pessoal do andar de baixo", disse o petista.
"Ele tem direito de ter um crédito, de tomar 3.000, 4.000, 5.000 reais emprestados. Na hora que ele tem um dinheirinho, ele vai para o comércio. O comércio vende, gera um emprego. E vai para a indústria. A indústria gera mais um emprego, gera mais um salário, e é isso que está acontecendo no Brasil", complementou.