O pedido de urgência para pautar o projeto de lei que anistia os presos pelo 8 de janeiro de 2023 atingiu o número de assinaturas necessárias para ser pautada. Para ser protocolado, o documento precisaria de 257 apoiadores, número que também foi ultrapassado, alcançando 258 assinaturas.
O pedido é uma iniciativa do deputado Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), líder na Câmara do partido do ex-presidente Jair Bolsonaro.
"Às 22h22, com a assinatura do deputado federal Paulo Azi, do União Brasil da Bahia, nós chegamos às 257 assinaturas para o requerimento de urgência da anistia. É uma vitória do Brasil e eu quero agradecer aos 257 colegas que assinaram e eu tenho certeza que muitos outros assinarão a partir de agora", disse Sóstenes Cavalcante.
O requerimento agora poderá ser protocolado no sistema da Câmara. Para que ele seja aprovado, são necessários também o apoio de 257 parlamentares. A votação da urgência, porém, não é incluída automaticamente na pauta e caberá ao presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), decidir quando isso acontecerá.
ASSISTA: