A ex-presidente impeachmada Dilma Rousseff (PT), exibiu em encontro com chineses nesta terça-feira (13/05) a versão do mapa-mĂșndi invertido lançado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e EstatĂstica (IBGE) do governo Lula na Ășltima semana.
Nele, o Sul Global aparece na parte superior do mapa, e o Brasil é representado como o centro do mundo. Na ocasião, Dilma estava acompanhada do presidente do IBGE, Marcio Pochmann.
Em publicação no X, Pochmann afirmou que o novo mapa-mĂșndi "inspirou lĂderes mundiais", expondo "outra representação do planeta Terra como mobiliza lideranças do Sul Global".
O novo mapa, contudo, virou alvo de repĂșdio por parte da Associação do Sindicato Nacional dos Trabalhadores do IBGE (ASSIBGE-SN). Para a entidade, trata-se de uma representação artificial, "sem respaldo técnico reconhecido pelas convenções cartogrĂĄficas internacionais". O grupo avalia o caso como uma "encenação simbólica que compromete a credibilidade construĂda pelo IBGE ao longo de décadas de trabalho sério, imparcial e respeitado globalmente".