O presidente esquerdista da Colômbia, Gustavo Petro, se pronunciou após o atentado contra o pré-candidato de direita a presidente do país, o senador Miguel Uribe Turbay, que foi baleado durante um ato de campanha em Bogotá.
Petro, porém, centrou um dos pontos de sua fala em defender a tese de que o autor dos disparos – um adolescente de 15 anos – deve ser protegido pelo Estado por ser "uma criança".
"E, portanto, a primeira responsabilidade do Estado e de suas instituições é cuidar da vida do menor, porque ele é uma criança. E, por mais que isso pareça terrível para nós, crianças são cuidadas na Colômbia" disse o esquerdista.
O Ministério Público da Colômbia confirmou que o autor do atentado deste sábado contra Turbay, de fato, foi um menor de 15 anos que foi detido no local do crime com uma pistola. O ataque ocorreu na Zona Oeste de Bogotá, onde Uribe Turbay, do partido de direita Centro Democrático, de oposição ao governo esquerdista Petro, fazia um comício quando recebeu dois tiros.
O senador, que foi o parlamentar mais votado nas eleições de 2022, é filho de Diana Turbay, jornalista que foi sequestrada e assassinada em 1991 por narcotraficantes a serviço de Pablo Escobar, e neto do ex-presidente Julio César Turbay, que governou o país entre 1978 e 1982.
CLIQUE AQUI PARA VER O MOMENTO DOS DISPAROS: