POLÍTICA

Lewandowski defende reforma no sistema penal e fala em desencarceramento: "Temos presos vivendo em condições desumanas"

Por sou curitiba

28/11/2022 às 11:42:39 - Atualizado há
Foto: STF/Divulgação

Durante evento no sábado (26), o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, defendeu a necessidade de "restaurar a segurança pública" no Brasil. Ele falou em combater o crime organizado, as milícias e defendeu uma reforma do sistema penal "no sentido de um desencarceramento".

"Temos hoje, no Brasil, cerca de 800 mil presos, vivendo em condições desumanas", afirmou o magistrado em palestra sobre o equilíbrio e a segurança do Poder Judiciário, promovida pelo Grupo Esfera Brasil.


"40% são presos provisórios, que não ficam frente a frente com um juiz por meses ou anos, e é preciso que isso seja modificado", continuou.

Lewandowski relembrou a instituição, em 2015, das audiências de custódia, que consistem em uma rápida apresentação da pessoa presa a um juiz, em uma sessão na qual também são ouvidos Ministério Público (MP) e Defensoria Pública (DP) ou advogado do preso.

"Temos notícias importantes de que 50% das pessoas presas em flagrante ouvidas pelo juiz são libertadas provisoriamente, mediante condições, ou enviadas para serviços de saúde ou sociais. Essa é uma forma de descongestionar os presídios, que são verdadeiras escolas de criminalidade", continuou o ministro do STF.

Lewandowski afirmou que "às vezes uma pessoa que comete um crime de menor potencial ofensivo é encarcerada por muito tempo e imediatamente recrutada pelo crime organizado".


Fonte: Gazeta Brasil
Comunicar erro
Sou Curitiba

© 2025 - Sou Curitiba - O portal de notícias que mostra o outro lado da política. Informação na palma da mão!
Todos os direitos reservados - Proibida a cópia integral ou parcial do conteúdo sem autorização.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Sou Curitiba