Há menos de um mês no governo, o presidente Lula (PT) já é alvo do seu primeiro pedido de impeachment. Protocolado pelo deputado federal Sanderson (PL-RS) nesta quinta-feira (26/01), o pedido acusa o petista por crime de responsabilidade. "Ao afirmar em discurso oficial e público que o impeachment de Dilma Rousseff foi um "golpe de Estado", Lula atenta contra os Poderes e contra a Constituição Federal", diz o pedido.
Na segunda-feira (23/01), durante viagem internacional, Lula contou uma versão diferente da história em discurso. "Vocês sabem que depois de um momento auspicioso, quando governamos de 2003 a 2016, houve um golpe de Estado e derrubou a companheira Dilma Rousseff, a primeira mulher eleita presidente da República no Brasil", disse.
Sanderson afirma que a gravidade da fala deve ser tratada de forma dura pelo Congresso Nacional. Segundo o deputado, Afinal, Dilma foi destituída do cargo após longo processo no qual ela teve amplo direito de defesa e a sessão do Senado que a cassou foi presidida pelo ministro Ricardo Lewandowski, então presidente do Supremo Tribunal Federal, como manda a Constituição.
"Situação que por si só impõe a abertura de impeachment pela flagrante prática de crime de responsabilidade", concluiu.