PARANÁ

Projeto proíbe uso de linguagem neutra em escolas de Curitiba

Por sou curitiba

17/02/2023 às 12:14:45 - Atualizado hĂĄ
Foto: Rodrigo Fonseca/CMC

O vereador Pastor Marciano Alves (Solidariedade-PR) propôs um projeto de lei que visa proibir o uso da linguagem neutra, ou não binĂĄria, nas escolas de Curitiba, ParanĂĄ. O projeto jĂĄ começou a tramitar na Câmara Municipal.

A linguagem neutra é uma pauta levantada por grupos progressistas, que consideram que o masculino usado como gĂȘnero neutro torna a lĂ­ngua machista. Ela utiliza outras vogais, consoantes ou sĂ­mbolos nas palavras, a fim de indicar essa "neutralidade", ou seja, nem masculino e nem feminino.

"A chamada linguagem neutra atende a uma pauta ideológica especĂ­fica, que tenta segregar ainda mais as pessoas. Logo, tal linguagem em absolutamente nada contribui para o desenvolvimento estudantil do aluno" disse o vereador.

Para Marciano Alves, que integra a bancada evangélica da Câmara Municipal de Curitiba, "não raras são as vezes em que essa lógica de ensino é subvertida, criando-se uma linguagem completamente errônea e descabida para a formação do aluno".

De acordo com o texto apresentado pelo parlamentar, a restrição também valeria para os editais de concursos pĂșblicos municipais.

O texto da proposta garante aos estudantes "o direito ao aprendizado da lĂ­ngua portuguesa de acordo com as normas legais de ensino, estabelecidas com base nas orientações nacionais de Educação, pelo VocabulĂĄrio OrtogrĂĄfico da LĂ­ngua Portuguesa [Volp] e da gramĂĄtica, elaborada nos termos da reforma ortogrĂĄfica ratificada pela Comunidade dos PaĂ­ses de LĂ­ngua Portuguesa [CPLP].

Para tornar-se lei municipal, o texto do projeto tem que ser aprovado pelos Vereadores e pelo Prefeito.

Comunicar erro
Sou Curitiba

© 2024 - Sou Curitiba - O portal de notícias que mostra o outro lado da política. Informação na palma da mão!
Todos os direitos reservados - Proibida a cópia integral ou parcial do conteúdo sem autorização.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Sou Curitiba