Pelo menos dois sindicalistas vão embarcar na comitiva presidencial que viaja à China no próximo domingo (26/03).
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), convidou Miguel Torres, presidente da Força Sindical, e Sérgio Nobre, presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT). Ambos aceitaram o convite.
As centrais solicitaram ao governo que participassem da missão. Segundo Nobre, os investimentos chineses "são muito bem-vindos", mas é preciso passar o recado de que é necessário respeitar as legislações trabalhista e ambiental. "Vamos lá para deixar claro que aqui tem sindicato", afirmou.
No entanto, o governo ainda não informou quem vai pagar as despesas com a viagem dos sindicalistas. À reportagem da CNN, o presidente da CUT disse que não sabe. "Não sei. Isso está sendo resolvido pela minha secretária junto com o governo. Melhor perguntar para o governo."
O Ministério de Relações Exteriores informou que esses detalhes não passam pela pasta. O Palácio do Planalto ainda não se manifestou sobre os custos com a viagem dos sindicalistas.
Na viagem à China, também acompanham Lula diversos empresários de diferentes setores, mas cada um vai pagar pelas suas despesas. Só do agronegócio são 102 representantes.