BRASIL

Casos de dengue no Brasil aumentam 30% nos quatro primeiros meses de governo Lula

Por sou curitiba

04/05/2023 às 15:34:39 - Atualizado há
Foto: Mohamed Nuzrath via Pixabay

De acordo com dados do Ministério da Saúde, de janeiro a abril deste ano, houve aumento de 30% no número de casos prováveis de dengue em comparação com o mesmo período de 2022. As ocorrências passaram de 690,8 mil no ano passado para 899,5 mil neste ano, além de 333 óbitos confirmados. Os estados com maior incidência são Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Acre e Rondônia.

Já os casos de chikungunya, foram notificados 86,9 mil casos, um aumento de 40%, em relação a 2022, com 19 óbitos confirmados. Já a zika, até o fim de abril, registrou 6,2 mil casos, com taxa de incidência de 3 casos por 100 mil habitantes, um aumento de 289% comparado ao último ano, em que 1,6 mil ocorrências foram observados.

Nesta quinta-feira (04/05), o Ministério da Saúde lançou campanha nacional de combate às três arboviroses. Com a mensagem Brasil unido contra a dengue, Zika e chikungunya, a pasta alerta para sinais, sintomas, prevenção e controle das doenças, transmitidas por um mesmo vetor, o mosquito, em particular o Aedes aegypti, popularmente conhecido como pernilongo rajado em razão das listras brancas nas pernas.

Os sintomas de dengue, chikungunya e Zika são semelhantes e incluem febre de início abrupto acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, erupção e coceira na pele, manchas vermelhas pelo corpo, além de náuseas, vômitos e dores abdominais.

A orientação do ministério é que a população procure o serviço de saúde mais próximo de sua residência assim que surgirem os primeiros sinais de qualquer uma das três arboviroses.



Fonte: Gazeta Brasil
Comunicar erro
Sou Curitiba

© 2024 - Sou Curitiba - O portal de notícias que mostra o outro lado da política. Informação na palma da mão!
Todos os direitos reservados - Proibida a cópia integral ou parcial do conteúdo sem autorização.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Sou Curitiba