Na manhã desta segunda-feira (31/07), o MST voltou a invadir uma fazenda da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) em Petrolina (713 km do Recife). 1.550 famílias invadiram a fazenda e tomaram a estrutura onde seria realizado o Semiárido Show.
O MST acusa o Governo Lula (PT) de descumprir os acordos firmados após a invasão das mesmas terras federais em abril deste ano.
A "reinvasão" foi definida em assembleia do MST neste domingo (30/07) e a invasão aconteceu nesta manhã.
O Semiárido Show é uma feira que costuma acontecer em agosto, onde são apresentadas novas tecnologias para agricultores da região.
O MST acusou em nota o Ministério do Desenvolvimento Agrário e a Embrapa de não cumprirem pautas apresentadas pelo grupo invasor durante as negociações em abril.
Na nota, o grupo informou que vai impedir a realização do Semiárido Show, caso os pontos básicos da pauta não avancem.
"Sem acesso à terra, as famílias têm todo direito de protestarem. A criação de assentamentos no momento de reconstrução da economia do país poderia ser um forte instrumento de desenvolvimento local. A Embrapa Semiárido insiste em usar sua estrutura para fazer feirinha para o agronegócio e para o agronegocinho", afirma o MST na nota.