O portal Sohu.com, que segundo a ferramenta online Similarweb, recebeu quase 300 milhões de visualizações no mês passado, fez duras críticas às Forças Armadas brasileiras. Em uma reportagem publicada no dia 21 de janeiro de 2023, o 2º maior portal de notícias da China chamou o Exército Brasileiro e as Forças Armadas de "o mais falso e frouxo do mundo".
Essa não é a primeira vez que o Sohu fez comentários negativos acerca do Exército brasileiro. Em junho deste ano o portal chines voltou a criticar às Forças Armadas brasileiras.
A reportagem começa enaltecendo as Forças Armadas chinesas. "Se dissermos qual país tem a maior eficácia de combate militar, é sem dúvida a nossa China.", diz o parágrafo. "Depois da China, a eficácia de combate dos exércitos dos EUA e da Rússia ocupa o segundo e o terceiro lugar.", observa a matéria. Em seguida, o jornalista faz uma pergunta: "Mas qual país tem o pior exército?". E conclui: "É o Brasil na América do Sul."
O Sohu também cita gastos militares, dizendo que 80% do orçamento são "destinados a salários e gastos com aposentadorias e pensões". Nesse ponto, o texto quase acertou. Atualmente, cerca de 78,2% do orçamento militar brasileiro é gasto apenas com pessoal.
O texto, então, sugere que isso faz com que o país tenha equipamento militar ruim. "A aquisição de armamentos e equipamentos[?] no Brasil é de apenas 1,3% [do orçamento], o que mostra a falta de armamentos."
"Com sua fraca eficácia de combate e armamento atrasado, o Brasil tornou-se o exército com a pior eficácia de combate do mundo.", sugere o artigo.
Revista Sociedade Militar