A audiência das transmissões ao vivo, nas redes sociais, feitas semanalmente pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), tem decepcionado a Secretaria de Comunicação (Secom). Até o momento, as dez lives já lançadas acumulam 2,5 milhões de visualizações se somadas. A mais recente, feita nesta segunda-feira (21/08), teve 5,5 mil pessoas acompanhando em tempo real.
O engajamento é considerado baixo tendo em vista a quantidade de inscritos no canal do YouTube do presidente: 1,33 milhão de pessoas. No Facebook, são 5,6 milhões de seguidores. As lives semanais são divulgadas nas contas de Lula no YouTube, no Facebook, no Twitter, além dos canais do Palácio do Planalto e do CanalGov no YouTube.
Segundo informações do portal Poder360, o governo tem tentado aumentar a audiência por meio de vídeos com cortes da live, mas mesmo assim, a audiência segue tímida. Os números contrastam com o engajamento que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) conseguia gerar com suas transmissões semanais.
Para efeito de comparação, as dez primeiras lives feitas por Bolsonaro quando presidente acumulavam, até a última sexta-feira (18/08), um total de 12,5 milhões de visualizações no Facebook. As de Lula somam 850 mil views na plataforma em questão.