O Ministério da Justiça e Segurança Pública, comandado por Flávio Dino, afirmou na sexta-feira (01/09), que disponibilizará o uso da Força Nacional de Segurança Pública para prestar apoio durante os desfiles do 7 de Setembro, em Brasília. O número do efetivo ainda vai ser definido em reunião a ser marcada entre as pastas envolvidas na celebração.
A decisão foi tomada após pedido da governadora em exercício do Distrito Federal, Celina Leão, que se reuniu com o secretário-executivo do Ministério da Justiça, Ricardo Cappelli. "É realmente prevenir, para que as pessoas possam vir e se sentir seguras no dia 7 de setembro", disse Celina.
Celina garantiu que o desfile de 7 de Setembro vai contar com mais policiamento do que a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), realizada em janeiro. Ao todo, serão mais de 2.500 homens — da Polícia Civil e Polícia Militar — na Esplanada dos Ministérios e nas proximidades. Segundo dados do governo federal, são esperadas 30 mil pessoas.
A governadora também destacou que as forças de segurança estão preparadas para agir em caso de atos violentos. "Aquelas pessoas que estão querendo vir para o Distrito Federal para fazer bagunça, fazer arruaça, as forças de segurança irão agir, estão preparadas, é essa a nossa orientação", ressaltou Celina.