O Ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba, chamou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), de Vladimir Putin, o líder da Rússia. A fala foi feita em declaração após o encontro entre o petista e o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, na quarta-feira (20/09), em Nova York (EUA).
O equívoco logo foi corrigido pelo chanceler ucraniano: "Apreciamos a decisão do presidente Putin do presidente Lula, de que seu representante, seu assessor de segurança internacional, continue participando das reuniões de coordenação de paz sobre propostas pelo presidente Zelensky".
A fala de Kuleba fazia referência ao fato de Lula colocar à disposição seu assessor especial para assuntos internacionais, Celso Amorim, para os diálogos pela paz entre a Rússia e a Ucrânia.
"Eu poderia até usar uma palavra não diplomática "quebra-gelo", sem mencionar que havia gelo entre nossos países, mas a conversa foi muito calorosa e honesta, e eu acho que os dois presidentes entendem a posição um do outro melhor agora do que antes", completou.