Nesta sexta-feira (10/11), o ministro das Relações Exteriores de Lula, Mauro Vieira, afirmou que o Brasil continua em contato constante com as autoridades envolvidas no conflito no Oriente Médio para viabilizar a saída do grupo de 34 brasileiros da Faixa de Gaza.
A Faixa de Gaza é uma região controlada pelo grupo terrorista palestino Hamas.
"A situação em Gaza não me permite dizer se será hoje, ou amanhã, ou quando. É uma região conflagrada, e são inúmeras as questões que dificultam a abertura", disse o ministro em coletiva de imprensa.
"O governo brasileiro tem mantido, e eu pessoalmente, os encontros com as autoridades constituídas dos países envolvidos. Contatos do mais alto nível, como sempre, examinando a possibilidade da libertação dos brasileiros no menos prazo possível, junto com os nacionais de outros países", continuou Vieira.
Nesta sexta, o grupo de brasileiros chegou a se deslocar para o posto de passagem de Rafah, na fronteira entre a Faixa de Gaza e o Egito. Essa é a única fronteira terrestre de Gaza que não leva a Israel.
O grupo de brasileiros e palestinos parentes de brasileiros teve de retornar aos alojamentos nas cidades de Khan Younis e Rafah, ambas na região sul de Gaza e próximos do ponto de controle na fronteira.
Gazeta Brasil