O governador do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil), anunciou que planeja encontrar representantes da Amazon, gigante da tecnologia fundada por Jeff Bezos, durante a COP28 em Dubai, a partir desta quinta-feira (30/11). O objetivo da reunião é incomum, pois o governador afirma que a empresa dos Estados Unidos utiliza o nome do seu estado, o Amazonas, e da Amazônia sem oferecer benefícios em troca.
Durante uma entrevista, o governador questionou aos jornalistas: "Nós vamos ter um encontro com a Amazon, que é uma grande empresa do Jeff Bezos, com o objetivo de fechar uma parceria. A Amazon usa o nome do Amazonas, usa o nome da Amazônia .Quanto é que a gente ganha por isso?" Ele destacou que essa será uma das questões levantadas durante a COP.
Além disso, o governador anunciou o lançamento do projeto Amazônia 2030 no evento. Esse projeto é uma iniciativa de pesquisadores brasileiros para desenvolver um plano de desenvolvimento sustentável para a Amazônia brasileira.
Segundo informações do site About Amazon, o nome da empresa tem uma relação com o rio Amazonas. Nos primórdios da internet, os resultados dos motores de busca foram dispostos em ordem alfabética. Em uma busca por nomes que começam com a letra "A" no dicionário, Jeff Bezos, CEO da Amazon, encontrou uma referência ao rio. O site afirma que o empresário "queria que sua livraria fosse a maior e com o portfólio mais extenso do mundo", assim como o rio brasileiro.