"Será que é o Supremo que é a grande ameaça à democracia?", questionou o ministro
Em entrevista ao programa É Notícia, da RedeTV!, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, criticou a PEC, que limita os poderes da Suprema Corte brasileira.
A fala foi feita pelo magistrado e decano do Supremo no dia 30 do mês passado.
"Isso me parece que é uma reação não adequada e não correspondente ao papel que o tribunal teve, escolheu-se um momento muito delicado. O debate vai para além do conteúdo da PEC, vai para um certo simbolismo", afirmou Gilmar Mendes.
"Eu disse até na minha fala lá no Plenário, será que o grande problema do Brasil é o Supremo Tribunal Federal? Será que é o Supremo que é a grande ameaça à democracia? Eu poderia sugerir vários itens de reformas talvez mais urgentes", continuou.
"A questão do papel dos militares que ocupam todos os cargos ou a inelegibilidade deles, o papel que eles tiveram nessa crise grave, o grande problema das PMs politizadas, que leva à insegurança pública e por isso exige-se uma GLO. Ou o tema da segurança pública, o Rio de Janeiro com 50% do seu território ocupado por milícias e narcotraficantes", completou o ministro do STF.