Nesta quinta-feira (15/02), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chamou de "desumanidade" e "covardia" a suspensão de doações para a UNRWA, agência da ONU para refugiados palestinos que é acusada de envolvimento com o Hamas.
Lula discursou em uma sessão extraordinária do Conselho de Representantes da Liga dos Estados Árabes, no Cairo, capital do Egito.
Em janeiro deste ano, mais de 10 países interromperam o envio de dinheiro para a UNRWA depois que funcionários da organização foram acusados por Israel de ajudar o Hamas a atacar o país em 7 de outubro de 2023.
"No momento em que o povo palestino mais precisa de apoio, os países ricos decidem cortar ajuda humanitária à agência da ONU para os refugiados palestinos. As recentes denúncias contra funcionários da agência precisam ser devidamente investigadas, mas não podem paralisá-la. Refugiados palestinos na Jordânia, na Síria e no Líbano também ficarão desamparados. É preciso pôr fim a essa desumanidade e covardia. Basta de punições coletivas", disse Lula.