O presidente petista Luiz Inácio Lula da Silva negou rumores sobre a implementação de um suposto "vale-carne" durante uma entrevista concedida ao SBT nesta segunda-feira (11/03). Em suas palavras, ele afirmou que "não existe essa bobagem" e destacou que chegou a rir quando soube da notícia.
"Não existe essa bobagem. É uma bobagem muito grande, por quê, veja, isso foi o seguinte: um cidadão entregou uma carta ao ministro, e esse ministro mandou a carta para Casa Civil e disse para a imprensa que eu iria estudar", disse Lula. "Eu ri muito quando vi a notícia do vale-carne, sinceramente. Eu não acreditei que pudesse ser verdade", acrescentou Lula ao apresentador César Filho, na reestreia do programa SBT Brasil.
Uma reportagem do jornal O Estado de S. Paulo, publicada na quarta-feira (06/03), sugeriu que o governo federal estava considerando a criação de um voucher para famílias carentes comprarem carne bovina, com um programa provisoriamente intitulado "Carne no Prato". A proposta teria sido apresentada por um grupo de pecuaristas do Mato Grosso do Sul ao ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira (PT), segundo o jornal.