O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) recebeu uma multa do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), de R$ 2,5 mil, por "molestar" uma baleia jubarte durante passeio de moto aquática em São Sebastião, litoral norte de São Paulo (SP), em junho de 2023.
A multa foi aplicada no dia 1º de abril, 3 dias após a Polícia Federal (PF) concluir o inquérito sobre o caso e não pedir o indiciamento de Bolsonaro.
De acordo com auto de infração, Bolsonaro molestou "de forma intencional espécime de cetáceo em águas juridisdicionais brasileiras". Ainda de acordo com a multa do Ibama, o ex-presidente tem 20 dias para apresentar a defesa contra o auto de infração "ou aderir a uma das soluções legais possíveis para o encerramento do processo".
O inquérito da PF foi encaminhado ao Ministério Público Federal (MPF), a quem cabe decidir se há elementos para oferecer denúncia.
O MPF também pode solicitar mais diligências sobre o caso.
Em sua conta do X (antigo Twitter), Bolsonaro escreveu:
- A PF concluiu que eu não molestei a baleia, mas o IBAMA me dá 20 dias para se defender, com um boleto de R$ 2.500,00 de multa.
- PERSEGUIÇÃO SEM FIM.
- Jair Bolsonaro