POLÍTICA

GOVERNO LULA: Secretária antidengue do Ministério da Saúde viajou de férias ao exterior em meio à epidemia

Por sou curitiba

10/04/2024 às 09:50:51 - Atualizado há
Foto: Reprodução/Instagram

Enquanto o Brasil ainda patina no combate à dengue, batendo recordes de casos registrados e óbitos em decorrência da doença, a secretária de Vigilância em Saúde, Ethel Maciel, começou o ano curtindo férias no exterior.

O afastamento da responsável pela área de combate à doença do Ministério da Saúde foi autorizado pela chefe da pasta, ministra Nísia Trindade, ministra de Lula, que tem sido criticada pelo ineficiente enfrentamento ao problema.

A agenda oficial da secretária mostra que entre os dias 2 e 24 de janeiro Ethel não estava no posto. Foi substituída por Angelica Espinosa Barbosa Miranda, diretora de Programa da secretaria.

Nas redes sociais, a secretária ostenta fotos da viagem em Varanasi, na Índia, onde participou de cerimônias do hinduísmo e do budismo.

"Que possamos saber viver todas as pequenas alegrias! Um excelente ano para vocês", diz a secretária em uma publicação do Instagram.

O afastamento ocorreu após a secretária reconhecer a possibilidade de uma epidemia de dengue se estabelecer no país, como ocorreu. A Nota Informativa nº 30/2023, assinada pela própria Ethel, chama atenção para "o aumento de casos de dengue e da dispersão do vírus chikungunya".

O Brasil bateu o recorde histórico de mortes por dengue em 2024. O país registrou 1.116 mortes nas primeiras 13 semanas deste ano, uma taxa inédita.

Os dados atualizados são do Painel de Arboviroses do Ministério da Saúde e foram divulgados na tarde desta segunda-feira (08/04).

Este é o maior número desde o início da série histórica, em 2000, de acordo com os dados do governo federal.

Ao jornal O Estado de São Paulo, o Ministério da Saúde disse que as férias da secretária não interromperam o combate à doença.

"Quase todos os departamentos da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente atuam nas atividades relacionadas ao enfrentamento à dengue. São 407 profissionais atuando intensamente no planejamento, organização, coordenação e controle das medidas contra a dengue nos departamentos de Emergências, de Imunizações e de Doenças Transmissíveis", disse a pasta.


entreparagrafos



Comunicar erro
Sou Curitiba

© 2024 - Sou Curitiba - O portal de notícias que mostra o outro lado da política. Informação na palma da mão!
Todos os direitos reservados - Proibida a cópia integral ou parcial do conteúdo sem autorização.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Sou Curitiba