POL√ćTICA

Deputado federal apresenta proposta de câmeras corporais para ministros do STF, parlamentares, juízes e ministros de Estado

Por sou curitiba

03/06/2024 às 17:18:31 - Atualizado h√°
Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

O deputado federal Delegado Marcelo Freitas (União-MG) apresentou um projeto de lei para "expandir" o uso das câmeras corporais de monitoramento e propôs o uso delas de forma obrigatória para deputados, senadores, juízes e até ministros de Estado e do Supremo Tribunal Federal (STF).

A proposta do parlamentar foi apresentada como um protesto. No projeto, Freitas fala em "constrangimento" dos policiais ao terem de usar câmeras corporais, "ao atender uma ligação da esposa" durante o trabalho.

"Impondo a utilização de câmeras, principalmente ligadas ininterruptamente durante o período de trabalho, estamos invadindo a intimidade de todos os policiais, mesmo daqueles que t√™m conduta rigorosamente dentro das leis e normas", escreveu o deputado federal no projeto.

A proposta de Marcelo Freitas conta com apoio dos colegas deputados Coronel Ulysses (União-AC) e Nicoletti (União-RR).

No projeto de lei, os deputados propõem que certas categorias usem câmeras corporais, semelhantes às utilizadas por policiais, e que seus gabinetes e reuniões sejam gravados por câmeras.

Essas categorias incluem: Parlamentares da Câmara dos Deputados e do Senado Federal; Juízes e desembargadores; Ministros de Tribunais Superiores; Conselheiros dos Tribunais de Contas; Membros do Ministério Público; e Ministros de Estado.

"Se buscamos a transpar√™ncia em relação às ações de servidores públicos, por que os agentes políticos não dão o exemplo? Por que não implementarmos esse "controle" através de câmeras que registrem o dia a dia profissional dos homens públicos com maior poder de decisão em nossa República? Aqueles que mant√™m di√°logos e ações republicanas durante seu trabalho, não terão restrição a utilizar os sistemas de gravação de √°udio e vídeo, de forma semelhante à proposta colocada para todos os policiais deste País", diz o deputado na proposta.


entreparagrafos







































Fonte: Gazeta Brasil
Comunicar erro
Sou Curitiba

© 2024 - Sou Curitiba - O portal de notícias que mostra o outro lado da política. Informação na palma da mão!
Todos os direitos reservados - Proibida a cópia integral ou parcial do conteúdo sem autorização.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Sou Curitiba