POL√ćTICA

Lula defende a criação de "estatuto de bom comportamento do homem" para incentivar o combate à violência contra mulher

Por sou curitiba

17/06/2024 às 14:25:51 - Atualizado h√°
Foto: Reprodução/Instagram

Na tarde desta segunda-feira (17/06), o presidente petista Luiz In√°cio Lula da Silva defendeu a criação de um "estatuto de bom comportamento do homem" para incentivar o combate à viol√™ncia contra mulher. A fala foi feita durante evento no Pal√°cio do Planalto, em Bras√≠lia.

O petista comentou o tema durante sanção da lei que obriga Estados e DF a apresentarem, a cada 10 anos, um plano de metas para combater a viol√™ncia contra a mulher para, então, terem acesso a recursos federais destinados à segurança p√ļblica e aos direitos humanos.

"Nós precisamos pensar em fazer um estatuto de bom comportamento do homem. Imaginar que uma mulher, depois de uma jornada de trabalho, não tem vontade de voltar para casa porque l√° vai encontrar um marido que é agressor e que pode bater nela por qualquer coisa, ou até mesmo sem alguma coisa. Ele est√° predestinado a ser agressivo. É preciso ter um estatuto para formar essa espécie de ser humano", disse Lula.

No evento, o petista afirmou estar "convencido" de que é preciso apostar na educação para combater a viol√™ncia contra mulher, o que inclui ações nas escolas para "formar um novo homem, uma nova mulher".

"Isso começa pelo Ensino Fundamental, Médio. A escola é espaço para poder tentar mostrar alinhamento de comportamento do ser humano", disse Lula. "Cidadão [que bate em mulher] não presta enquanto ser humano, não est√° bem formado", acrescentou.

Lula ainda destacou a aprovação do projeto que condiciona o repasse de recursos aos planos de metas dos Estados e DF. Para o petista, é uma prova de que, mesmo com maioria conservadora, é poss√≠vel avançar na proteção a mulher no Congresso.

"Mesmo Congresso sendo um Congresso de uma maioria ideologicamente conservadora, a gente percebe que em determinadas circunstâncias a gente consegue h√° maioria para aprovar coisas importantes", disse o presidente.


entreparagrafos









































Fonte: Gazeta Brasil
Comunicar erro
Sou Curitiba

© 2024 - Sou Curitiba - O portal de notícias que mostra o outro lado da política. Informação na palma da mão!
Todos os direitos reservados - Proibida a cópia integral ou parcial do conteúdo sem autorização.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Sou Curitiba