Nesta sexta-feira (30/08), a Embaixada dos EUA no Brasil disse ao site Metrópoles estar "monitorando" o imbróglio envolvendo o Supremo Tribunal Federal (STF) e o X (antigo Twitter), rede social que tem sede em território norte-americano e pertence ao bilionário Elon Musk.
A declaração foi dada pela embaixada dos EUA em nota após o portal questionar o Departamento de Estado americano na quinta (29/08) sobre a ameaça do ministro do STF Alexandre de Moraes de banir o X no Brasil.
Ao Metrópoles, a embaixada americana no Brasil não só detalhou monitorar a situação entre o STF e a rede social. A embaixada também saiu em defesa da "liberdade de expressão" como "pilar fundamental em uma democracia saudável".
"A Embaixada dos EUA está monitorando a situação entre o Supremo Tribunal Federal e a plataforma X. Ressaltamos que a liberdade de expressão é um pilar fundamental em uma democracia saudável. Por política interna, não comentamos decisões de tribunais ou disputas legais", diz a nota.
A nota foi enviada enquanto se espera que Alexandre de Moraes suspenda as atividades do X, devido ao não cumprimento, por parte do dono da rede social, da ordem de nomear um representante legal no Brasil.