POLÍTICA RIO GRANDE DO SUL

Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul entrega Medalha do Mérito Farroupilha ao líder do MST

Por sou curitiba

17/12/2024 às 16:52:51 - Atualizado há
Foto: Raul Pereira/Agência de Notícias

Na última segunda-feira (16/12), João Pedro Stédile, coordenador do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), foi homenageado com a Medalha do Mérito Farroupilha, a mais alta distinção concedida pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. A cerimônia, que reconheceu o ativista por sua luta social, gerou discussões e divisões entre os parlamentares.

A proposta de concessão da medalha foi protocolada pelo deputado Adão Pretto Filho (PT), e aprovada pela mesa diretora da Assembleia no início de dezembro. Durante a entrega, Pretto Filho destacou o significado da premiação: "É o dia que um lutador social, reconhecido não só no estado, mas no Brasil e no mundo, ganha a Medalha do Mérito Farroupilha."

A homenagem, no entanto, não passou sem controvérsias. Na semana anterior, um grupo de deputados apresentou um abaixo-assinado com 25 mil adesões contra a entrega da medalha a Stédile, além de protocolar dois projetos de lei que alteram as regras de concessão da honraria. A principal mudança proposta é que a decisão de quem recebe a medalha passe a ser debatida em plenário, ao invés de ser uma prerrogativa exclusiva da Mesa Diretora.

Em seu discurso de agradecimento, Stédile afirmou que a Medalha Farroupilha representa a luta de todos os defensores da reforma agrária, desde os heróis históricos como Sepé Tiaraju até os membros do MST, como Itamar Siqueira, que faleceu recentemente. "Quando eu morrer cansado de tantas guerras, morrerei de bem com minha terra", declarou.

A concessão da medalha também gerou discussões entre os deputados, como o deputado estadual Capitão Martim (Republicanos), que foi um dos signatários do abaixo-assinado e apresentou um projeto alterando as condições para a honraria. Em sua proposta, Martim argumenta que, por ser uma medalha de grande prestígio, a escolha de seus destinatários deveria ser mais rigorosa e debatida com maior transparência.

João Pedro Stédile é natural de Lagoa Vermelha, no Norte do Rio Grande do Sul.


entreparagrafos









































Fonte: Gazeta Brasil
Comunicar erro
Sou Curitiba

© 2024 - Sou Curitiba - O portal de notícias que mostra o outro lado da política. Informação na palma da mão!
Todos os direitos reservados - Proibida a cópia integral ou parcial do conteúdo sem autorização.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Sou Curitiba