A Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) alerta para o aumento expressivo no preço dos ovos de galinha repassado pelos fornecedores ao varejo.
Desde a segunda quinzena de janeiro, a combinação de alta demanda e oferta restrita tem levado a reajustes significativos.
Nesta semana, a elevação já chega a 40% em diversas regiões do país.
"As empresas iniciaram a programação de abastecimento das lojas para atender à demanda sazonal da Quaresma, mas a restrição na oferta e os aumentos sucessivos de preços preocupam os supermercados. Além disso, o consumidor também tem recorrido mais aos ovos de galinha devido à alta dos preços das demais proteínas", explica Marcio Milan, vice-presidente da ABRAS.
Nos supermercados, além do impacto no bolso, os consumidores também enfrentam uma redução no peso médio dos ovos.
Com a entrada em vigor da Portaria SDA nº 1.179, da Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura e Pecuária, em 6 de setembro de 2024, a nova classificação diminuiu o peso médio dos ovos em quase 10 gramas por unidade, afetando o custo-benefício do produto.
A ABRAS segue monitorando a evolução dos preços e reforça a importância do equilíbrio no mercado para evitar impactos excessivos ao consumidor.