O deputado federal Evair de Melo (PP-ES) acionou a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, e o presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) sobre a legalidade do consumo de ovos de ema e jabuti defendido pelo presidente petista Luiz Inácio Lula da Silva. As informações são do Diário do Poder.
O parlamentar enviou um documento com Requerimento de Informação onde questiona a existência de registros oficiais e a fiscalização ambiental dos animais mantidos no Palácio da Alvorada. Veja aqui a íntegra do requerimento.
"Enquanto produtores rurais são perseguidos com multas absurdas e burocracia sufocante, Lula faz o que bem entende, ignorando as leis ambientais que o próprio governo impõe aos brasileiros. Queremos transparência! Se há permissão para esse absurdo, que mostrem os documentos. Se não há, que o governo responda por mais esse escândalo! A esquerda adora criar leis para os outros seguirem, mas nunca para si mesma! Isso tem que acabar!", declarou o deputado Evair.
A ação do parlamentar ocorre após o petista afirmar que consome ovos de pata e ema para ter mais "sustância".
"Eu to comendo agora ovo de pata, que diz que tem mais sustância, e como eu sou um jovem de 79 anos, eu tenho que comer muito ovo de pata. Ovo de galinha fica pra vocês que são jovens. Eu to comendo agora ovo de ema! O ovo de ema é desse tamanho e equivale a 12 ovos de galinha. Eu fui pesquisar se eu podia comer e eu posso comer, porque tenho 70 emas no Palácio da Alvorada e elas botam ovo do tamanho da cabeça de vocês", declarou o petista na última quinta-feira (13/02).
Lula afirmou ainda que pretende comer ovos de jabuti. De acordo com o petista, há 11 jabutis na Residência Oficial do presidente na Granja do Torto, em Brasília.
"Os jabutis estão numa felicidade que só e eles botam ovo também. Qualquer dia vou comer ovo de jabuti também, por que tudo que é ovo é igual", afirmou Lula.