Levantamento nacional realizado pelo instituto Paraná Pesquisas e divulgado recentemente, mostra que o declínio da imagem do presidente petista Luiz Inácio Lula da Silva é ainda maior do que mostraram pesquisas anteriores.
De acordo com o Paraná Pesquisas, já são 55% dos brasileiros que desaprovam o governo Lula, enquanto apenas 42% o aprovam. Com isso, a diferença entre os que desaprovam e os que reprovam o governo Lula chegou a expressivos 13 pontos percentuais.
Também impressionam os números detalhados do crescimento da rejeição ao petista. Do total de entrevistados, 45% avaliam o governo Lula como "ruim" (9,2%) e "péssimo" (35,8%), em contraposição a apenas 28,8% que consideram sua administração "ótima" (9%) e "boa" (19,8%), em uma diferença desfavorável ao petista de 16,2 pontos percentuais.
No Nordeste, Lula é aprovado por 55% e reprovado por 42%. Nunca essa diferença entre aprovação e reprovação de Lula no Nordeste esteve tão próxima.
O levantamento nacional foi realizado em todo o País entre os dias 13 e 16 deste mês, tendo sido entrevistadas presencialmente 2.010 pessoas em 162 municípios de 26 Estados e do Distrito Federal, com margem de erro estimada de 2,2 pontos percentuais.