Pelo segundo ano consecutivo, Curitiba é finalista do prêmio internacional Comunidade Inteligente do Ano, do Intelligent Community Forum (ICF). A capital paranaense ainda é a única cidade da América do Sul a ir para a grande final entre as sete indicadas.
A premiação reconhece ações de governança para prosperidade econômica, saúde social e riqueza cultural, que juntas tornam uma comunidade forte e resiliente.
A capital paranaense já tem sido reconhecida, por quatro anos consecutivos, como uma das semifinalistas, integrando o ranking das 21 comunidades mais inteligentes do mundo, e agora volta a fazer parte do Top 7 da grande final de 2022.
O anúncio do Top7 Intelligent Communities of 2022 foi feito, nesta terça-feira (21/6), durante conferência virtual do ICF. A grande final ocorrerá em outubro, no fórum global da entidade nos Estados Unidos.
Curitiba é finalista ao lado de Binh Duong Smart City (Vietnã), Durham (Canadá), Fredericton (Canadá), Nova Taipei (Taiwan), Prospect (Austrália) e Sunshine Coast (Austrália).
O prefeito Rafael Greca comemora o reconhecimento de Curitiba, pelo segundo ano consecutivo, como uma das finalistas do prêmio internacional do ICF. Para ele, a capital é a primeira cidade brasileira e da América do Sul a chegar ao Top 7 por sua vocação em construir uma economia e estrutura sociais sustentáveis e eficientes para as atuais e novas gerações.
"A Prefeitura e todo o ecossistema de inovação de Curitiba, que integram o Vale do Pinhão, estão trabalhando juntos e investindo para garantir que as próximas gerações prosperem", reforça Greca.
Lou Zacharilla, um dos fundadores do ICF, destaca que, Curitiba e as demais finalistas do prêmio representam um grupo de inovadoras comunidades que fizeram um progresso constante usando inovações digitais para melhorar a qualidade de vida de seus cidadãos. "A maioria representa um exemplo de melhoria contínua em um nível superior", reforça ele.
O Intelligent Community Forum (Fórum de Comunidades Inteligentes) é uma organização sem fins lucrativos para pesquisa de políticas de comunidades inteligentes, envolvendo todo o ecossistema da cidade, focadas na criação de empregos e desenvolvimento econômico sustentável.