Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

POLÍTICA

Após ordem de Moraes, Telegram apaga mensagem sobre PL das Fake News

"Recebemos uma ordem do Supremo Tribunal Federal (STF) do Brasil que obriga o Telegram a remover nossa mensagem anterior sobre o PL 2630/2020", afirma a plataforma


Foto: Unsplash

Após ordem do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), o Telegram apagou a mensagem publicada na terça-feira (09/05), contra o PL das Fake News. A plataforma também publicou uma nova mensagem.

Se o Telegram se recusasse a remover a mensagem publicada contra o PL das Fake News, a plataforma seria suspensa por 72 horas em todo o território nacional. Também estava prevista uma multa de R$ 500 mil por hora, em caso de descumprimento.

Eis a mensagem publicada pelo Telegram:

Recebemos uma ordem do Supremo Tribunal Federal (STF) do Brasil que obriga o Telegram a remover nossa mensagem anterior sobre o PL 2630/2020 e enviar uma nova mensagem aos usuários, que está incluída abaixo.

"Por determinação do SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL, a empresa Telegram comunica: A mensagem anterior do Telegram caracterizou FLAGRANTE e ILÍCITA DESINFORMAÇÃO atentatória ao Congresso Nacional, ao Poder Judiciário, ao Estado de Direito e à Democracia Brasileira, pois, fraudulentamente, distorceu a discussão e os debates sobre a regulação dos provedores de redes sociais e de serviços de mensageria privada (PL 2630), na tentativa de induzir e instigar os usuários à coagir os parlamentares."

De acordo com a decisão de Moraes, a ação do Telegram configura abuso de poder econômico às vésperas da votação do projeto, por "tentar impactar de maneira ilegal e imoral a opinião pública e o voto dos parlamentares".

O ministro determinou que a big tech remova as mensagens enviadas aos seus usuários no prazo de uma hora, a contar da intimação do representante legal da empresa, e que envie, neste mesmo prazo, uma mensagem a todos os usuários da plataforma dizendo que veiculou desinformação.



Gazeta Brasil

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!