O ministro da Justiça, Flávio Dino, disse nesta terça-feira (24/10), que propôs ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a possibilidade de empregar as Forças Armadas em regiões do Rio de Janeiro.
Essa sugestão foi feita em resposta a um ataque perpetrado por milicianos que resultou no incêndio de 35 ônibus na segunda-feira (23/10), marcando o maior episódio desse tipo na história da cidade.
Segundo Dino, Lula concordou com a possibilidade e se reuniu com o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, para discutir o tema. No entanto, Dino descartou a declaração de intervenção federal na segurança pública do Rio, por considerar que não há base legal para isso.
"Estamos debatendo o tema da participação das Forças Armadas em algumas áreas. Apresentei ao presidente Lula essa tese ontem, soube hoje que ele se reuniu com o ministro Múcio", disse Dino ao g1.
"Ele [Lula] concordou com a possibilidade, tanto é que chamou hoje o ministro José Múcio, da Defesa, para conversar", disse o ministro.
O ministro da Justiça também afirmou que os contingentes da Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal foram reforçados no Rio.
Além da segurança pública, o governo federal lançou nesta terça-feira o programa Saúde com Ciência, destinado a fortalecer políticas públicas de saúde e combater à desinformação. A iniciativa é interministerial e visa, entre outros pontos, aumentar a vacinação no Brasil.
Gazeta Brasil