Na segunda-feira (23/10), o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, afirmou que o Executivo brasileiro voltou ao seu "tamanho natural" no governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
A declaração foi feita em uma cerimônia da OAB em comemoração aos 35 anos da Constituição de 88.
Barroso também disse que o Judiciário brasileiro vive um momento de "ascensão política e institucional" que garante equilíbrio para a proteção de direitos fundamentais e da democracia.
"O Executivo voltou ao seu tamanho natural, o Congresso recuperou as suas prerrogativas e o Judiciário vive um momento importante de ascensão política e institucional, que dão o equilíbrio necessário para a proteção dos direitos fundamentais e da democracia", afirmou o presidente do STF.
Ele afirmou também achar que o Brasil vive um momento de recomeço e que é preciso ter "coragem" de enfrentar "grandes problemas brasileiros".
"O futuro, entre nós, atrasou um pouquinho, mas ainda está no horizonte. Acho que vivemos um momento de recomeço e podemos empurrar, uma vez mais, a história na direção certa. Só precisamos ter cuidado de não nos assustarmos com as assombrações erradas", disse o presidente do STF.
"Em uma democracia, não há poderes hegemônicos, somos todos parceiros pelo bem do Brasil.", concluiu Barroso.