"É preciso desempinar o nosso nariz, olhar para as pessoas com humildade e conversar", afirmou o petista
Na tarde desta quarta-feira (25/10), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que "fazer política é um processo sistemático da gente fazer concessão, de conquistar, de conversar".
A fala foi feita pelo petista durante a instalação do Conselho da Federação. Lula ainda deu posse aos seus membros.
"Se a gente não fizer esse exercício, a gente não constrói a democracia", acrescentou o petista.
O Conselho da Federação é uma inovação no diálogo federativo do país e conta com 18 representantes, em composição paritária dos poderes executivos, das esferas federal, estaduais, distrital e municipais.
Para Lula, o governo federal deve estar a par dos problemas do país e compartilhar as soluções.
Lula citou, como exemplos, a seca na Amazônia e a violência no Rio de Janeiro, que, segundo ele, "é um problema do Brasil".
"Nunca perguntei de que partido era o prefeito, o governador, não me interessa. O que me interessa é saber se ele foi eleito democraticamente para dirigir os interesses do povo do seu estado. Cabe ao presidente, pura e simplesmente, acabar com divergências pessoal e partidária e fazer o que tem que fazer pro povo do estado", disse o petista durante o evento.
De acordo com Lula, é preciso "desempinar o nosso nariz, olhar para as pessoas com humildade e conversar".
"Esse país precisa de paz, harmonia, estabilidade econômica e social, de previsibilidade, de gente que, com muita humildade, cumpra com sua função e deixe de falar mal dos outros", disse o petista.