O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comparou nesta terça-feira (31/10), a guerra entre Israel e Hamas a uma briga de casal. Ele criticou o confronto na Faixa de Gaza, dizendo ser o primeiro no qual a maioria das vítimas são crianças.
"Resolver o problema em torno de uma mesa de negociação, em torno de uma conversa, é muito mais barato, é muito mais fácil, é muito mais econômico. Um casal dentro de casa, quando tiver algum problema de desavença, sente numa mesa, converse, discuta. Não é possível a gente chegar as vias de fato por uma divergência, por ciúmes", disse o petista, conforme relatou inicialmente o site Poder 360.
A fala foi durante cerimônia de sanção de lei que garante uma pensão a órfãos de vítimas de feminicídio. Por isso, Lula também fez críticas a homens que agridem suas mulheres.
"Estamos vendo pela primeira vez uma guerra em que a maioria dos mortos são crianças e ninguém tem responsabilidade. A gente não consegue fazer uma carta da ONU convencendo as pessoas que estão guerreando e parem. Pelo amor de Deus, parem!", afirmou.