O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta quarta-feira (08/11) que conseguiu recuperar a imagem do Brasil no exterior e que, em 2024, se dedicará a viagens nacionais para apoiar o PT nas eleições municipais. A declaração ocorreu durante solenidade de assinatura da ordem de serviço da duplicação da BR-423, no trecho de 43,1 quilômetros entre as cidades pernambucanas de São Caetano e Lajedo.
"Passei muito tempo reconstruindo este país. Depois, tive que me dedicar à reconstrução da imagem deste país no exterior. Este país não era recebido por ninguém e ninguém queria vir a este país. Era como se tivéssemos um apagão na política internacional. Então, conseguimos recuperar este país. Agora vou ao Catar, aos Emirados Árabes, à Arábia Saudita e à Alemanha", disse Lula no evento.
"Agora, vamos aproveitar a reconstrução da imagem do Brasil no exterior para melhorar a vida dos brasileiros aqui dentro", acrescentou.
Lula fez 14 viagens internacionais desde que tomou posse em seu terceiro mandato, em 1º de janeiro deste ano. Já passou 54 dias fora do Brasil.
Ainda em 2023, Lula fará uma última viagem internacional para a Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Catar e Alemanha. Ele participará da COP28, conferência da ONU para o clima, que será realizada em Dubai em dezembro.