POL√ćTICA

Alexandre de Moraes ganha de Lula a mais alta condecoração da Ordem de Rio Branco

Por sou curitiba

21/11/2023 às 18:15:58 - Atualizado h√°
Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz In√°cio Lula da Silva (PT) concedeu o mais alto grau da Ordem de Rio Branco ao Ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes. A condecoração é dada pelo governo federal a pessoas físicas ou jurídicas "pelos seus serviços ou mérito excepcional". A homenagem consta no Di√°rio Oficial da União desta terça-feira, (21/11).

Além de Moraes, a primeira-dama Ros√Ęngela da Silva, a Janja, também foi homenageada por Lula. Além da segunda-dama Maria Lúcia Ribeiro Alckmin, a Lu Alckmin, mulher do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB).

Estão ainda na lista de condecorados, os ministros Margareth Menezes (Cultura), Simone Tebet (Planejamento), Esther Dweck (Gestão), Cida Gonçalves (Mulheres), Anielle Franco (Igualdade Racial), Sonia Guajajara (Povos Indígenas), Luciana Santos (Ci√™ncia e Tecnologia) e Silvio Almeida (Direitos Humanos).

Também são homenageados o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Cristiano Zanin; os governadores F√°tima Bezerra (PT), do Rio Grande do Norte, e Jader Barbalho Filho (MDB), do Par√°; a presidente do Banco do Brasil, Tarciana Medeiros; o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates; e o líder indígena Raoni. Todos eles receberam a Ordem de Rio Branco no quadro suplementar no grau Grã-Cruz.

O presidente Lula também concedeu a Ordem de Rio Branco, em uma homenagem póstuma, às cantoras brasileiras Elza Soares, Gal Gosta e Rita Lee, e também ao indigenista brasileiro Bruno Pereira e ao jornalista brit√Ęnico Dominic Phillips, assassinados em junho de 2022 durante viagem pelo Vale do Javari, no Estado do Amazonas. Os cincos homenageados receberam a insígnia pela categoria de "comendador".

A Ordem de Rio Branco foi instituída em 1963 em homenagem ao Patrono da diplomacia brasileira. Essa é a maior condecoração dada pelo governo federal e tem o objetivo distinguir serviços meritórios e virtudes cívicas, estimular a pr√°tica de ações e feitos dignos de honrosa menção.




entreparagrafos







Comunicar erro
Sou Curitiba

© 2023 - Sou Curitiba - Informação na palma da mão!
Todos os direitos reservados - Proibida a cópia integral ou parcial do conteúdo sem autorização.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Sou Curitiba