Em entrevista ao canal de TV Al Jazeera, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que o Brasil estava em uma situação "semidestruída" quando ele assumiu o governo para o terceiro mandato, em janeiro de 2023. Lula culpou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pelo estado do país, chamando-o de "fascista" e "negacionista".
Lula disse que, quando assumiu o governo em 2003, o Brasil era um país estável, com uma economia em crescimento e uma democracia consolidada. No entanto, ele afirmou que a situação mudou drasticamente nos últimos anos, sob o governo de Bolsonaro.
"Agora eu recebi um governo semidestruído por um fascista", disse Lula. "Eu recebi o País de um negacionista, de uma pessoa que não acreditava no Congresso Nacional, no Senado, na Câmara, na Suprema Corte, que não acredita em nenhuma instituição, que não tinha contato com ninguém no planeta terra."
Lula disse que precisou restaurar dezenas de políticas de inclusão social descontinuadas no governo anterior e que tem viajado o mundo na tentativa de retomar relações diplomáticas. Ele também criticou o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, e o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden.