O presidente Luiz Inácio Lula da Silva questionou o PT nesta sexta-feira (08/12), por não ter eleito mais deputados na Câmara dos Deputados.
Em discurso na conferência eleitoral da legenda para as eleições de 2024, em Brasília, o petista disse que o partido precisa "encontrar respostas dentro de nós" para explicar o resultado.
O PT elegeu 68 deputados.
A primeira sigla com mais representantes é o PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro com 96.
Lula argumentou que o PT precisa rever suas atitudes e sua forma de se comunicar com a sociedade. "Temos que nos perguntar: por que um partido que, muitas vezes, nos discursos, pensa que tem todas as verdades do planeta só conseguiu eleger 70 deputados? Por que tão pouco se a gente é tão bom, se a gente acha que poderia ter muito mais? É preciso encontrar respostas dentro de nós", disse o petista.
O petista também apontou uma possível dificuldade do PT para se comunicar com setores da sociedade, como os evangélicos e os pequenos e médios empresários. "Será que estamos falando o que o povo quer ouvir de nós? Será que estamos tendo competência para convencer o povo das nossas verdades? Ou será que temos que aprender com o povo como falar com eles?", questionou.
Gazeta Brasil